top of page

Laos

Depois de 6 meses planejando, pesquisando e criando um roteiro, finalmente nossa viagem se concretizou!! Foram 9 cidades diferentes em 3 países, 9 trajetos de avião, vários trajetos de van, 2 ônibus (incluindo um noturno), muitos tuk-tuks, taxis e ferrys. 

Inclui uma pagina com Gastos (e nome dos hotéis) e Dicas da viagem.

 

Dia 03 de Agosto de  2016, São Paulo - Brasil / Luang Prabang - Laos

   ​

      Nosso voo do Brasil saiu 02h40min da manhã do dia 02 e chegou 12h do dia 03 em Bangkok. Depois pegamos um voo direto para Luang Prabang que saía às 14h30min.

Chegamos a Luang no final do dia, por volta das 18h, o voo foi lindo, ver a cadeia de montanhas que forma o norte do Laos de cima numa mistura de nuvens que parecem descansar no topo e o contraste do céu azul, foi lindo para começar bem a viagem.

      Na noite do dia 3 fomos conhecer a feirinha do centro Night Market que fica na Rua Sisavangvong. Jantamos em um restaurante qualquer (valores você encontra nesse link gastos), e não se preocupe com a comida, se for Asiática ela vai ser gostosinha em qualquer lugar que você for, e peça sem pimenta. Voltamos para o hotel e tentamos dormir, mas por conta do fuso e das varias horas mal dormidas no voo, foi difícil.

             

Dia 4, Luang Prabang - Laos

      Acordamos cedo para ver a cerimônia de ‘esmolas’ dos monges.  Os locais oferecem alimentos aos monges e esse alimento é tudo o que eles comerão durante o dia. Sem desperdícios nem excessos. Para os budistas, oferecer a refeição aos monges é uma forma de acumular méritos. Para os monges é uma maneira de exercitar a humildade. Vi em muitos lugares a orientação sobre a comida, caso você queira participar dessa cerimônia, dizendo que não se deve comprá-la na rua e que o ideal é que a pessoa a prepare ou que, nos caso dos turistas, peça para alguém do hotel preparar. 

      Nosso tuk tuk chegou meia hora atrasado e perdemos a maior parte da cerimônia, mas voltamos no dia seguinte um pouco mais cedo e foi uma experiência marcante, de humildade e gentileza. Procure uma rua menos movimentada para apreciar a cerimônia como ela deve ser apreciada e não atrapalhe, tire foto de longe e não use flash, compre uma câmera que fotografe no escuro. Eles passam por várias ruas, não tem uma principal, a que mais gostamos foi uma chamada Ounheun que fica na lateral direita do Haw Pha Bang (templo). E os monges andam bem rapidinho então fique atento.

      Às 9h pegamos um Tuk para conhecer o famoso parque de Kuang Si, Kuang Si Waterfalls. O tuk levou uns 40 minutos até lá e custou por volta de 60 reais ida e volta, a entrada custou por volta de 8 reais (20.000 kip),  levar lanchinho ou comer na feirinha de lembranças e comidas que tem bem na entrada. Logo no começo tem o santuário dos ursos que são resgatados das mãos de caçadores que vendem eles para circos ou para uma vida em gaiolas com a intenção de extrair a bile para usos medicinais “mágicos”, parte da cultura supersticiosa Asiática. Doe dinheiro para o Santuário eles não recebem nenhum lucro das entradas do parque, segue o link http://www.freethebears.org. Subindo a trilha mais um pouco para chegar às quedas de Kuang Si. Estava um dia chuvoso então não ficamos muito tempo, mas deu para fazer muita foto linda. Combinamos com o motorista do Tuk de voltar 13h. Almoçamos no centro da cidade e ficamos por lá explorando a cidade. Ao voltar para o hotel estávamos muito cansadas e não saímos mais.

 

Dia 5, Luang Prabang - Laos

      Acordamos 4:30 para tentar ver a cerimônia dos monges novamente 5:10 já estávamos no centro. Depois fomos tomar café da manhã em um hotel / restaurante chamado Indigo House, mais carinho (mas ainda barato em comparação com Brasil), mas bem gostosinho se você procura descansar da comida típica asiática.

      Passamos o dia explorando a cidade. Visitamos os templos e tiramos muitas fotos, os detalhes e as cores são incríveis. Subimos o Monte Phousi (li que o melhor horário é no fim do dia para ver o pôr do sol), subidinha cansativa, mas vale a pena, lá do topo da pra ver a cidade toda. Descemos pelo outro lado do monte e alugamos uma bicicleta, recomendo muito alugar uma bicicleta e explorar a cidade, não se preocupe com a falta de tranca na bicicleta, Luang não tem furtos. Depois de uma tarde cheia voltamos para o hotel para descansar e a noite voltar para aproveitar os últimos momentos da cidade. Jantar e tomar uma beer Lao (cerveja do Laos), melhor pedida no calor do lugar.

 

Dia 6, Luang Prabang - Laos / Siem Reap - Cambodja

      Aproveitamos a manhã no hotel e assistimos a abertura das olimpíadas que acontecia no Brasil às 20h de lá. Nosso hotel encontrava-se na beira do rio, paisagem linda e lugar ótimo para quem gosta do barulho da natureza e umas ocasionais galinhas que fugia da casa ao lado ha ha. 11h partimos para o aeroporto.

      Luang para Bangkok, Bankok para Siem Reap. Chegamos no aeroporto descobrimos que tínhamos  que passar pelo Health Control toda vez que passar pelo aeroporto da Tailândia(se vier de países com ameaça da febre amarela) e preencher o questionário + o formulário de chegada (e não perca do de saída) + o certificado da febre amarela, e mesmo se você tenha estado no aeroporto no dia anterior tem que fazer de novo. Não precisa passar pela imigração se você estiver indo para outro país.

Chegamos em Siem Reap 20h da noite e fomos direto para o hotel. Esteja preparado para perder meio a um dia de traslados durante sua estadia.

bottom of page